O Biotério do Departamento de Clínica Médica é uma unidade especializada em experimentação animal, abrigando ratos, coelhos e camundongos para fins de pesquisa para o ensino de graduação e pós-graduação, em disciplinas que utilizam modelos animais, oferecendo treinamento para alunos que utilizarão modelos animais em seus experimentos.
Eventualmente o biotério realiza, como prestação de serviço, o treinamento gratuito de pesquisadores ou alunos de outros departamentos ou outras instituições.
Sua infraestrutura conta com cerca de 400m², distribuídos em 10 salas de alojamento animal, experimentação, almoxarifado, armazenamento de amostras e materiais biológicos, além de salas para reuniões ou aulas práticas.
Um grande número de docentes do Departamento de Clínica Médica utiliza o biotério regularmente, além de docentes de outros departamentos que eventualmente utilizam este espaço, em projetos com colaboração dos nossos pesquisadores. Estes projetos de pesquisa envolvem praticamente todas as áreas do Departamento de Clínica Médica, produzindo um número expressivo de publicações anuais com uma média de 30 trabalhos por ano em experimentação animal.
O biotério atualmente conta com dois técnicos, responsáveis pela realização de serviços básicos como limpeza, troca de maravalha, oferta de água e ração e manutenção geral, sendo obrigatório o envolvimento dos pesquisadores e sua equipe de trabalho na condução dos experimentos.
Como fluxo de trabalho temos uma utilização de cerca de 500 animais por mês, na maioria ratos e camundongos, além de coelhos, sendo que existe a demanda de trabalho todos os dias da semana, de modo regular e com eventual sistema de plantão durante os finais de semana.
Para mais informações, disponibilizamos os documentos a seguir: