Site da USP
Departamento de Clínica Médica Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo

Corpo Docente Pioneiro

O corpo de docentes com que o Departamento iniciou suas atividades em 1954, era composto de 6 elementos: Cássio Bottura, Domingos Abrão Lomônaco, Clóvis Büller Vieira, José Augusto Laus Filho, Renato Alves Godoy e José Moacir Tabosa Veríssimo. No ano seguinte, incorporaram-se mais três: Adhemar Mário Fiorillo, Beroaldo de Almeida Jurema e José Eduardo Dutra de Oliveira. Em seu memorial, o Prof. Hélio Lourenço de Oliveira refere que “eram eles experimentados no ensino e iniciados na investigação”.

pioneiros

Primeira sede

Analisando os memoriais destes docentes, nota-se que, embora pessoas providas de personalidades totalmente diversas entre si, apresentavam em comum a origem: eram graduados pela FMUSP, tinham frequentado a 2ª ou 3ª Enfermaria de Clínica Médica da Santa Casa de São Paulo e posteriormente trabalharam no Hospital das Clínicas; inicialmente como voluntários, e mais tarde como assistentes contratados junto às 11ª e 21ª cadeiras de Clínica Médica. Outra característica comum era ‘ terem pertencido ao corpo médico dos Institutos de Aposentadoria e Pensões, os então chamados IAPS; o que denota o alto padrão do serviço médico oferecido por aqueles Institutos. Apresentaremos a seguir, um resumo dos memoriais de cada um destes pioneiros.

1a_turma

Prof. Dr. Cássio Bottura

Nascido em Matão/SP, em 1920, graduou-se em Medicina em 1944, doutorou-se em 1946, e obteve o título de Livre-Docente em Clínica Médica, em 1954, na FM-USP. Foi nomeado assistente em RDIDP do Departamento de Clínica Médica da FMRP em dezembro de 1953. Em 1964, alcançou o título de Professor Adjunto e em 1973 recebeu o título de Professor Titular do Departamento de Clínica Médica, através de concurso.

Em 1969, após a aposentadoria compulsória do Prof. Hélio Lourenço de Oliveira, regeu a Cadeira de Clínica Médica até a instalação da reforma universitária no ano seguinte. Posteriormente, foi eleito para dirigir o Departamento de Clínica Médica em dois períodos. Foi fundador do Laboratório de Hematologia e, posteriormente, da Disciplina de Hematologia, formando uma nova geração de hematologistas, que hoje militam na atividade médica privada ou no ensino e pesquisa junto a este Departamento, bem como em outras Instituições. Faleceu em 26 de janeiro de 1988, ainda em plena atividade acadêmica.

Prof. Dr. Domingos Abrão Lomônaco

Nascido em São Gonçalo do Sapucaí/MG, em 1916, graduou-se em Medicina em 1943 pela FM-USP e foi contratado pela FMRP em 1954. Em 1960, passou a Professor Assistente Doutor, em 1962 obteve o titulo de Professor Livre-Docente e em 1967 alcançou a função de Professor Adjunto. O Prof. Lomônaco foi inicialmente responsável pela instalação de Laboratório Central de Departamento de Clínica Médica. Foi responsável pela Disciplina de Endocrinologia-Nefrologia até a separação das mesmas em 1971, quando se aposentou.

Prof. Dr. Clóvis Büller Vieira

Nascido em São Paulo/SP em 1917, formou-se em 1943 e trabalhou na Faculdade de Medicina da USP entre 1945 a 1954, quando transferiu-se para a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Em 1960 defendeu a Tese de Doutoramento e em 1969 obteve o título de Professor Livre-Docente. Foi o responsável pela implantação dos Métodos de Diagnóstico e Investigação em Gastroenterologia, que redundou na criação da Disciplina de Gastroenterologia. Faleceu a 22 de dezembro de 1969 em plena atividade acadêmica.

Prof. Dr. José Augusto Laus Filho

Nascido em São Paulo/SP em 1919, graduou-se em Medicina pela FM-USP em 1944. Posteriormente, trabalhou como voluntário na FM-USP e exerceu também funções de Médico Auxiliar do Hospital das Clínicas. Em 1954, transferiu-se para a FMRP, onde passou a atuar nas áreas de Clínica Geral e Nefrologia.

Doutorou-se em 1958, obteve o título de Professor Livre-Docente em 1963 e de Professor Associado em 1968. Em 1969, exerceu a Chefia do Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica por indicação da Congregação da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Em 1973, tornou-se Professor Titular do Departamento de Clínica Médica.

Foi Chefe do Departamento de Clínica Medica por dois períodos, Diretor da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto e Diretor da FMRP no período de 1985 a 1989, quando se aposentou.

Prof. Dr. Renato Alves Godoy

Nasceu em São Paulo/SP em 1918, formou-se em Medicina em 1944 pela FM-USP. Após a formatura, continuou na Clínica Médica do Hospital das Clínicas onde se tornou Médico Auxiliar, de 1947 até 1952. Nesta ocasião, foi nomeado assistente de Clínica Médica do Pronto Socorro do Hospital das Clínicas, onde trabalhou até 1954. Naquele ano, transferiu-se para Ribeirão Preto onde se tornou Instrutor do Departamento de Clínica Médica, obtendo todos os títulos da carreira universitária: Professor Assistente Doutor em 1963, Professor Livre-Docente em 1969, Professor Adjunto em 1972 e Professor Titular em 1985.

Embora tivesse formação de cardiologista, militava no ensino de Medicina Geral com grande satisfação para si e para os seus alunos e residentes. Ao lado do Prof. Clóvis Vieira, foi o fundador do embrião, que viria ser posteriormente a Disciplina de Gastroenterologia.

Prof. Dr. José Moacir Tabosa Veríssimo

Natural de Fortaleza/CE, nasceu em 1925. Graduou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia em 1951. Entre 1952 e 1954 estagiou no Hospital das Clínicas de São Paulo. A partir de 1954, iniciou carreira docente no Departamento de Clínica Médica da FMRP.

Juntamente com o Prof. Lomônaco, montou o Laboratório Central do HCRP e foi o seu responsável por longo período, atuando ativamente na Disciplina de Endocrinologia. Doutorou-se em 1963, alcançou o título de Professor Livre-Docente em 1969 e de Professor Adjunto em 1973, tendo se aposentado em 1984, continuou colaborando com o Departamento de Clínica Médica, através da sua atividade junto à Disciplina de Endocrinologia. Faleceu aos 89 anos, no dia 18 de outubro de 2014.

Prof. Dr. Adhemar Mário Fiorillo

Natural da cidade de São Paulo/SP, graduou-se em Medicina em 1950 pela FM-USP. Foi Assistente Voluntário e Assistente Extranumerário na Faculdade de Medicina de São Paulo, Em 1955, foi contratado como Instrutor junto ao Departamento de Clínica Médica da FMRP e doutorou-se em 1957. Em 1962, obteve o título de Professor Livre-Docente, de Professor Adjunto em 1968 e de Professor Titular em 1973.

Desde o início, esteve encarregado de desenvolver o ensino de Moléstias Infecciosas culminando, em 1961, com o estabelecimento do Serviço de Moléstias Infecciosas e, posteriormente, Disciplina de Moléstias Infecciosas e Parasitárias. O Prof. Fiorillo, pelo seu caráter combativo, destacou-se nos colegiados desta Faculdade, influindo sempre na conclusão das discussões até o ano de seu falecimento em 1989, ainda em atividade acadêmica.

Prof. Dr. José Eduardo Dutra de Oliveira

Nascido em São Paulo/SP em 1927, graduou-se em Medicina pela FM-USP em 1951. Desde logo, atuou como voluntário na Clínica Médica do Professor Ulhôa Cintra. Foi médico interno do Hospital das Clínicas em 1952. Após estágio nos Estados Unidos, foi contratado como Instrutor de Clínica Médica na FMRP. Doutorou-se em 1957 e fez o concurso par Livre-Docente em 1962. Em 1965 foi convidado para implantar o Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Botucatu, onde atuou por cerca de dois anos.

Em 1973, obteve o título de Professor Titular do Departamento de Clínica Médica da FMRP. Foi Diretor da FMRP no período de 1979-1983. Desde o inicio, vem se empenhando no desenvolvimento da Ciência da Nutrição, tem formado uma disciplina que desenvolve atividade médica e de pesquisa. Até o presente, encontra-se em atividade no Departamento como Professor Colaborador Sênior.

Prof. Dr. Walter de Paula Pimenta

Nascido em Franca/SP em 1922, formou-se em Medicina na FM-USP em 1949. Em 1950, foi nomeado médico do Centro de Saúde no Serviço de Venerologia e no Serviço de Sífilis da Cadeira de Venerologia e Leprologia da Faculdade de Higiene e Saúde Pública de São Paulo. Em 1955, foi nomeado para o Departamento de Profilaxia da Lepra de São Paulo. Em 1957, foi convidado pelo Prof. Luiz Marino Bechelli e tornou-se Instrutor do Departamento de Dermatologia da FMRP.

Em 1964, tornou-se Professor Livre-Docente do Departamento de Dermatologia da FMRP e, em 1970, Professor Adjunto. Após a reforma, incorporou-se ao Departamento de Clínica Médica, onde tornou-se Professor Titular em 1973.

Prof. Dr. Luiz Marino Bechelli

Nascido em Piramboia/SP em 1912, terminou o curso médico em 1933, porém colou grau em maio de 1934 após defesa de tese. Em 1934, foi contratado para o Departamento de Profilaxia da Lepra, do qual se aposentou em maio de 1957. Em 1945, tornou-se também Assistente Extranumerário do Hospital das Clínicas de São Paulo, na Cadeira de Dermatologia. Prestou concurso de Professor Livre-Docente da Cadeira de Dermatologia em 1947.

Em 1957, foi convidado pelo Prof. Zeferino Vaz para implantar e dirigir a Cadeira de Dermatologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Em 1961, tornou-se o primeiro Professor Catedrático concursado na FMRP. Permaneceu na Chefia do Departamento de Dermatologia até 1970 quando, em obediência aos ditames da reforma universitária de São Paulo, a Dermatologia foi incorporada ao Departamento de Clínica Médica, tornando-se uma de suas disciplinas.

O Prof. Bechelli trabalhou em Genebra, Suíça, na Organização Mundial de Saúde entre 1962 e 1972, onde chefiou o setor relacionado à lepra. Faleceu no dia 16 de agosto de 2004, aos 92 anos.