Laboratório Multiusuário de Espectrometria de Massa em Tandem Acoplada à Cromatografia Líquida (LC-MS/MS)

O Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP possui um espectrômetro de massas quadrupolo tandem Xevo™ TQ-S acoplado ao sistema UPLC ACQUITY H-Class. O equipamento foi cedido pela FAPESP através de projeto multiusuário (EMU).

Especificações: Download

Este espectrômetro de massas tem definido um novo patamar em sensibilidade analítica na linha de espectrometria de massas da Waters, permitindo assim, aplicações quantitativas de UPLC-MS/MS com alta sensibilidade devido a tecnologia da fonte de íons fora do eixo (off-axis), conhecida como StepWave™. Este avanço possibilita, de forma exata, precisa, robusta e reprodutível, a quantificação de compostos em níveis muito baixos, além do mais, o Xevo TQ-S conta com a câmara de colisão ScanWave™ que oferece novas possibilidades na aquisição de espectros de massas em modo MRM (Monitoramento de Reações Múltiplas), Perda Neutra, Íon Precursor e Íons Produtos (MS/MS). O Xevo™ TQ-S possui também fontes de ionização por eletrospray (ESI), ionização química a pressão atmosférica (APCI), fotoionização a pressão atmosférica (APPI) e análise de sólidos a pressão atmosférica (ASAP). Essa versatilidade traz muitos benefícios para uma variedade de aplicações qualitativas e quantitativas, tais como realizar técnicas especializadas em dosagens hormonais, principalmente, de esteróides adrenais e sexuais, entre outras.

Título I – DOS FINS

Artigo 1º – A finalidade do Laboratório Multiusuário de Espectrometria de Massa em Tandem Acoplada à Cromatografia Líquida(LC-MS/MS) da FMRP é realizar técnicas especializadas em dosagens hormonais, principalmente, de esteroides adrenais e sexuais. Esse laboratório atenderá os pesquisadores da FMRP e de outras Unidades do Campus e desempenhará funções de ensino oferecendo formação acadêmica e técnica. O Laboratório obedecerá as disposições do regulamento e da legislação pertinente ao âmbito da Universidade.

Artigo 2º – DOS PARTICIPANTES:

  1. Serão membros usuários do Laboratório Multiusuário de Espectrometria de Massa em Tandem Acoplada à Cromatografia Líquida todos os pesquisadores com projetos catalogados pelo mesmo, além de pesquisadores com projetos pontuais ou eventuais.
  2. Será de responsabilidade dos usuários que as amostras estejam livres de sais, tampões não-voláteis, ácidos inorgânicos e detergentes, solúveis em água ou em solvente orgânico volátil, tais como: Metanol ou Acetonitrila. Solventes polares, tais como DMSO ou DMF não são permitidos.

Título II – DA ADMINISTRAÇÃO

Artigo 3º – O Laboratório Multiusuário de Espectrometria de Massa em Tandem Acoplada à Cromatografia Líquida terá um Conselho, formado pelo Coordenador, que será o responsável pelo Laboratório de Endocrinologia e Metabologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e por pesquisadores que tiverem projetos em andamento no Laboratório.

Artigo 4º – O Comitê de Usuários é o órgão máximo deliberativo do Laboratório Multiusuário de Espectrometria de Massa em Tandem Acoplada à Cromatografia Líquida e é formado por:

  • Prof.ª Dr.ª Margaret de Castro – Docente – Departamento de Clínica Médica da FMRP-USP.
  • Prof. Dr. Ayrton Custódio Moreira – Docente – Departamento de Clínica Médica da FMRP-USP.
  • Prof.ª Dr.ª Paula Condé Lamparelli Elias – Docente – Departamento de Clínica Médica da FMRP-USP.

I. O Comitê de Usuários do Laboratório Multiusuário de Espectrometria de Massa em Tandem Acoplada à Cromatografia Líquida deverá:

  1. Eleger o Coordenador do Laboratório Multiusuário de Espectrometria de Massa em Tandem Acoplada à Cromatografia Líquida.
  2. Reunir-se uma vez a cada 02 (dois) meses para tomar conhecimento das atividades do Laboratório Multiusuário de Espectrometria de Massa em Tandem Acoplada à Cromatografia Líquida,analisar projetos e decidir sobre seu funcionamento, quando apropriado.

II. A Direção do Laboratório Multiusuário de Espectrometria de Massa em Tandem Acoplada à Cromatografia Líquida caberá a um(a) Coordenador(a), Membro do Comitê de Usuários, escolhido entre seus pares. O mesmo deverá:

  1. Zelar para a execução das atividades do Laboratório Multiusuário de Espectrometria de Massa em Tandem Acoplada à Cromatografia Líquida dentro das diretrizes e normas gerais.
  2. Coordenar a elaboração de projetos multiusuários para manter e ampliar os equipamentos e recursos disponíveis no Laboratório Multiusuário de Espectrometria de Massa em Tandem Acoplada à Cromatografia Líquida.
  3. Ficar responsável pela elaboração de relatório anual sobre todas as atividades do Laboratório Multiusuário de Espectrometria de Massa em Tandem Acoplada à Cromatografia Líquida.

Título III – DOS RECURSOS FINANCEIROS

Artigo 5º- A execução financeira obedecerá às seguintes disposições: os materiais de consumo específico necessários para a realização das análises, tais como: padrões analíticos, colunas cromatográficas, pré-colunas, aditivos para fases móveis e cartuchos para extrações em fase sólida ficarão a encargo dos usuários. Ainda,será cobrada uma taxa de uso para manutenção e conserto do equipamento.

Título IV – DO AGENDAMENTO

O agendamento para uso do Laboratório Multiusuário de Espectrometria de Massa em Tandem Acoplada à Cromatografia Líquidaserá feito online na aba “AGENDAMENTO”.

Conselho Gestor

Prof.ª Dr.ª Margaret de Castro (Coordenadora) – Departamento de Clínica Médica – FMRP-USP
Fone: (16) 3602-2940
e-mail: castrom@fmrp.usp.br

Prof. Dr. Ayrton Custódio Moreira (Conselheiro) – Departamento de Clínica Médica – FMRP-USP
Fone: (16) 3602-2910
e-mail: acmoreir@fmrp.usp.br

Prof.ª Dr.ª Paula Condé Lamparelli Elias (Conselheira) – Departamento de Clínica Médica – FMRP-USP
Fone: (16) 3602-2937
e-mail: lamparelli@hotmail.com

Equipe Técnica

Elen Alves de Oliveira
José Roberto da Silva
Maria Fernanda Orsolini T. Brondi

Para agendar o uso do equipamento de Espectrometria de Massa em Tandem Acoplada à Cromatografia Líquida preencha os dados abaixo. A solicitação será analisada e, caso haja disponibilidade, entraremos em contato.

Nome (obrigatório)

Departamento

Setor

E-mail (obrigatório)

Telefone

Data Pretendida (obrigatório)

Horário (obrigatório)

Duração (obrigatório)

Detalhes